Suporte para os Tomateiros 2012

O ano passado, tínhamos em mente varias técnicas que queríamos usar para fazer o suporte para os nossos tomateiros, inclusive, quando começamos a investigar, apercebemos-nos que tínhamos plantado os tomateiros num mau sitio, porque iria interferir com o quintal do vizinho e porque apanhavam pouco sol, e a prova disso é que este ano que plantamos num sitio com muito mais sol, eles estão cada vez maiores.

Por isso estava na hora de fazer novamente o suporte para os tomateiros. Voltando um pouco ao ano passado, tentamos varias ideias no papel, e acabamos por usar umas réguas de madeira que lá tínhamos, com uns pregos, fio, e alguma habilidade, e ficou isto:

Que serviu muito bem, mas devido a ser de madeira sem qualquer tratamento, quando chegou o fim da época do tomate e o desmanchámos, foi todo para reciclar.

Este ano já nos estávamos a preparar para fazer novamente em madeira com outros restos que lá tínhamos, quando encontramos as nossas amigas réguas de cantoneira que tinham a medida perfeita para o queríamos 🙂 foi só pegar nos 6 pedaços de régua, alguns parafusos, fio, e zumba, temos o suporte para os tomateiros de 2012:

Ficou um pouco mais a justa do que o que queríamos e os pobres dos pepinos e dos pimenteiros ficaram ali um pouco mal localizados, mas esperemos que se safem também 🙂

Ah, e claro esta estrutura tem a vantagem de ser desmontável, e para o ano voltarmos a usar, a única coisa que teremos que fazer é meter fios novos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comments
  • Rodolfo says:

    Olá tudo bem convosco? O bebé ta quase a nascer?

    Gostei muito dessa invencao, mas estou extremamente admirado contigo ..Sabes que agora conheci uma coisa que nao conhecia chamada hidroponia.. certamente deves conhecer… se nao conheces segue um exemplo:

    hidroponianavaranda.blogspot.com

    Caso já conhecas,,, porque nunca optaste por esta forma de cultivo???
    Simples,limpa, e sem toxicos.

    • rechena says:

      Viva, sim o bebe esta quase. Mas nao percebi o comentário do estas admirado comigo.

      Sobre a hidroponia, se vires aí pelo blog já falamos nisso mas sim aquaponia que é ainda mais limpo, nao usa qualquer tipo de químicos, os peixes fazem o trabalho dos nutrientes.

      A horta que temos e bastante natural e por isso mesmo já perdemos algumas colheitas, nao usamos qualquer químico. Aquaponia nao esta nos nossos planos por motivos de gastos de energia com as bombas de agua e de material. Obrigado pela sugestão de qualquer maneira, além disso aquaponia usa químicos para balancear os nutrientes.

      • Rodolfo says:

        Olá de novo , quando digo admirado contigo foi precisamente por ter feito um search ai no canto superior direito do teu blog.. e não ter aparecido nada sobre hidroponia nem aquaponia.. nao sei se será o motor de busca que não está a funcionar em condicoes.. foi so por isso.
        Mas ok ja me explicaste a tua razao, por ser uma questão de custo.
        Eu como so conheci agora , achei bastante interessante um gajo nao pode conhecer e saber de tudo.. mas decidi vir cá dar uma pesquisa visto que tu es muito dado a estas coisas de engenhocas.. e pensei que ja tivesses tido alguma experiencia neste campo.
        Ainda assim aconselho te a visitar o blog que te indiquei,é sempre algo interessante em ver.

        Como te disse tentei tambem usar o motor de busca para tentar encontrar a terra que usaste para a tua sfg, e nao encontrei, isto porque a minha mulher e eu também queremos fazer uma coisinha pequena na nossa varada, em garrafoes de 5 litros,,, e nao consegui ver a terra que usaste, esta semana fui ao leroy merlin e comprei esta:

        http://www.siro.pt/p.artigo.g/artid/955 foi a que me pareceu mais indicada para horticula..totalmente biologica acho.

        🙂

Leave a Comment