Mais Três Galinhas…

Ora bem, quando começámos com isto das galinhas a ideia era termos apenas 3 galinhas, para uma pequena produção de ovos, mas logo de inicio as coisas não correram bem, porque passámos rapidamente de 3 galinhas para 2 e cerca de um ano depois para 1 apenas… tínhamos que fazer qualquer coisa. E assim foi, no passado dia 09/04/2012 decidimos comprar 3  novas galinhas, mas desta vez mais pequenas, e já adultas. Mas como estas 3 novas galinhas ocupam o espaço de uma das normais, e metem ovos de metade do tamanho, a produção ainda não estava como gostávamos que estivesse…

Por isso este domingo que passou, aproveitámos que o mercado era o mesmo onde compramos as três ultimas e lá fomos todos contentes comprar mais 3, que são ainda mais pequenas, mas talvez por comerem mal e serem mais novitas, convencidos de que tudo ia correr bem… não podíamos estar mais enganados, assim que as metemos no galinheiro todas juntas, aquilo parecia uma arena tirada directamente do “Spartacus”.. o horror… rapidamente as separámos e fomos ler um pouco.

Aparentemente a galinha é um animal estupidamente territorial e sofre de um grave sintoma chamado de “Pecking order”, desculpem, não encontrámos a tradução. Por isso é que aquilo estava a acontecer, decidimos tentar na mesma deixa-las juntas para ver o que dava, e ao fim de 1 dia e meio decidimos que tínhamos que fazer qualquer coisa mais drástica, porque:

  • As galinhas mais antigas deixaram de por ovos
  • As galinhas mais novas, apropriaram-se do dormitório, e por isso nao comiam nem bebiam agua, com este calor podem imaginar o que iria acontecer se assim ficassem mais um dia… 🙁

Optamos por fazer algumas alterações na Villa Faneca™ deixando assim dois espaços de quintal com apenas uma rede a dividir o que providencia que elas se consigam ver/cheirar e a pouco e pouco vamos tentando a integração de todas. Esperamos que corra bem.

O resultado final ficou este, e logo assim que as conseguimos apanhar e colocar uma a uma na nova “casa” não fizeram outra coisa a não ser comer e beber agua. Na questão do dormir, como as noites teem estado quentes e elas teem la palha, acomodam-se umas com as outras e sobrevivem 🙂

Esta situação, não deverá demorar mais do que duas semanas, por isso estamos com esperança que tudo corra bem. De qualquer maneira ficámos a saber que em futuras adições de galinhas ao Villa Faneca™ temos que ser muito cuidadosos…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comments
  • Fernanda says:

    Olá,

    No inicio tínhamos uma galinha (num total de 4) que dava conta das outras. Era a Sr.ª do galinheiro. Entretanto uma delas ficou doente e acabou por morrer. Estupidamente adquirimos mais 4 e a tal galinha fazia a vida num inferno tanto as novas como as velhas. Solução, compramos um galo. Porque a minha mãe e outras pessoas diziam que elas acalmavam na presença de um galo e até a Sr.ª da feira confirmou. Resultado estão felizes e contentes.

    • rechena says:

      Pois… também já nos disseram isso, o problema é que sendo um galinheiro de “cidade” nao podemos ter galos, ou seja, ate podemos, mas nao sei se os vizinhos iam achar muita piada, moramos numa casa geminada 🙁
      Mas obrigado pela ajuda. 🙂 Dicas destas sao sempre bem vindas 🙂

  • Fernanda says:

    É uma questão de seduzir os vizinhos com uma caixinha de ovos.

    • rechena says:

      Hehe, é uma boa ideia, mas podia nao correr bem 🙂 mas o que mais nos preocupa agora é que aparentemente as que já lá estavam agora estao com “stress” e deixaram de por…enfim, vamos lá a ver como isto corre…

Leave a Comment