Fevereiro – Agricultura/Jardinagem/Animais

O que se deve fazer, tirado do famoso Borda d’Agua:

As terras para sementeira de Primavera devem estar lavradas. No Norte e no Centro semear alface (a transplantar em Março/Abril), couves, nabiça, pimento, alho-porro, repolho, feijão e tomate; no Sul, semear abóbora, cenoura, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Semear milho de sequeiro nas terras altas. Transplantar as cebolas a colher em Maio-Junho e as couves semeadas em Dezembro a colher em Junho-Julho(repolhos); colher os espinafres, couve-flor e brócolos; plantar batata(colher em Junho). Podar no Minguante, menos damasqueiros e morangueiros. Tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros. Inicia a enxertia. Plantar árvores e semear pinheiro-bravo, no Crescente. Trasfegar o vinho se ainda o não fez. Face à geada, a rega melhora a resistência das plantas.

Na Horta semear alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor de grelo, de nabo, espargos, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha e tomate. Colher nos abrigos cenouras e couves de Bruxelas.

No Jardim proteger os pés-mães de crisântemos com palha miúda para se obter mais estacas. Semear as flores anuais como ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, manjericos, ciclames, cólios, sécias, etc. Colher amores-perfeitos, violetas, etc.

Animais: fornecer às vacas leiteiras suplementos de farinha, amendoim e linhaça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leave a Comment