Aquaponics…

É o nosso novo projecto, e não é nada mais nada menos do que juntar a criação de peixe com a plantação de vegetais.

Aquaponics (pronounced: /ˈækwəˈpɒnɨks/) is a sustainable food production system that combines a traditional aquaculture (raising aquatic animals such as fish, crayfish or prawns in tanks) with hydroponics (cultivating plants in water) in a symbiotic environment. In the aquaculture, effluents accumulate in the water, increasing toxicity for the fish. This water is led to a hydroponic system where the by-products from the aquaculture are filtered out by the plants as vital nutrients, after which the cleansed water is recirculated back to the animals. The term aquaponics is a portmanteau of the terms aquaculture and hydroponic. (via Wikipedia)

Ora bem, como devem imaginar, já nos fartamos de ler e ler e ler, inclusive descobrimos estas maravilhosas revistas de um site chamado BackyardAquaponics, do qual tirámos pazadas de informação.

Mas falando um pouco do que se trata. Trata-se de ter um tanque com peixes, que por sua vez produzem matéria que seguidamente alimenta as plantas, através da constante submersão em água. Simples não? E no final podemos comer os vegetais e os peixes, claro que convém escolher bem os peixes que se colocam no tanque, para serem comestíveis, ou seja não vamos usar peixinhos doirados que ate acreditamos que sejam comestíveis, mas…

Já vimos alguns youtube’s e descobrimos que existem diversas variantes de aquaponics, inclusive barrelponics, que consiste em fazer todo o esquema recorrendo à utilização de barris de 200lts.

Para já vamos tentar com os materiais que tenhamos lá para casa, mesmo que seja apenas em pequena escala, queremos fazer um teste, se correr bem, logo se vê.

Vamos seguir este exemplo, mas muito mais pequeno:

Encontramos um Sr. Murray Hallam que é o responsável pelos filmes de que ficam aqui os trailers, e os quais já vimos e recomendamos:

Aquaponics: The First 12 Months DVD

DIY Aquaponics DVD Teaser

Podem obter mais informação no site: BackyardAquaponics

Para já estamos ainda na fase de recolher informação e de analisar custos e recursos, tal como todos os nossos projectos inicialmente, é um teste e por isso queremos reduzir os custos a praticamente 0€, estamos a procura de material que nos possa ajudar nomeadamente:

  • Bombas de agua
  • Tanques
  • Barris
  • Peixes (esta parte é importante, estamos a apontar para tilapias/achigãs)

Enfim, mais um projecto que vamos ver como corre 😉

ps: já agora, alguém sabe onde podemos comprar peixes deste tipo? ou seja peixe para viveiro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leave a Comment