As azeitonas…em 2011/11/22

No dia 23/05/2011 reparámos que a nossa oliveira estava a ficar cheia de azeitonas, agora, o que não pensávamos é que ela ia crescer tanto e íamos consegui passados 6 meses apanhar aproximadamente meio kg de azeitonas..

Sim, meio quilograma de azeitonas não é nada, e nem tão pouco da para fazer azeite, mas certamente vamos tentar trata-las e fazer umas duas tigelas de azeitonas com azeite, alho, e outros condimentos, que não sabemos bem quais são, mas vamos aprender. 🙂

O  que interessa é que é mais um caso de sucesso na nossa pequena Quinta Faneca™ do qual nos orgulhamos muito.

Entretanto tivemos que mudar a oliveira de dentro do Villa Faneca II porque já não tinha espaço para crescer, e estava a perder as azeitonas todas porque as miúdas as comiam ;). Esperemos que se safe.

Depois damos mais detalhes sobre as azeitonas, ou seja a receita que vamos usar e se são boas ou não 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Trackbacks Comments
  • Arzebiu says:

    Cuidado que dependendo dos vossos gostos essas azeitonas podem ser super azedas (como são as do meu sogro). A diferença para as de super mercado é da noite para o dia e normalmente há um processo de “tempero” para as tornar mais softs. Claro que também podem ser como o meu pai que gosta é delas assim mesmo amargas… 😛

    • rechena says:

      Hum, o que me aconselhas a fazer? sei que ha um processo de lavagem inicial que dura alguns dias, e depois?

  • Paulo Pinto says:

    Fiz a mesma coisa à minha oliveira à duas semanas. Também tinha cerca de 1/2 kg delas, mas já me disseram como “curtir” as azeitonas.
    “Curtir” é o termo técnico, ou seja, curar as azeitonas para elas terem sabor.
    Colocar num recipiente cheio de agua que possa ser fechado (ex. uma garrafa de agua de plástico das grandes), encher até cima, colocar bastante sal, alho aos bocados (2 ou 3 dentes) e oregãos. Fechar a garrafa. Esta mistura deverá ficar uns 3 meses em repouso e pode ser renovada mensalmente.

    • rechena says:

      Paulo,
      Desde já obrigado por essa excelente dica, ainda nao me tinha debruçado a serio a procura, mas assim facilitaste-me muito a vida. E diz-me uma coisa, depois cada 1 mes deita-se tudo fora e faz-se nova mistura? ou muda-se so a agua? No final é so comer, ou ainda tem que se fazer mais alguma coisa?

      Obrigado mais uma vez.

      • Paulo Pinto says:

        Sim… tudo fora e nova mistura. Mas à quem deixe ficar a mistura feita durante os 3 ou 4 meses sem trocar nada. Duas maneiras válidas.
        No final apenas uma passagem por agua limpa e é só comer…
        Esqueçi-me também de dizer que punha duas rodelas de limão na mistura.

  • asturmas says:

    Por experiencia propria (4 oliveiras com mais de 20 anos cada) o mais importante é mesmo o SAL pois sem isso nada feito.. No entanto nunca consegui ter nada parecido às azeitonas comerciais mas com 3 ou 4 meses de “cura” a coisa fica aceitavel… E sim, mensalmente podes e deves fazer nova mistura. Essa de as colocar em azeite onde leste?

    • rechena says:

      Viva, eu fiz ontem as minhas seguindo o conselho do Paulo, e sim, usei bastante sal 🙂
      A parte do azeite não e no curtir, é depois quando as vamos comer 😉
      Obrigado pela dica. É a nossa primeira vez, depois contamos como correu.

Leave a Comment