Guardar as Nossas Sementes…

Desde o inicio dos tempos que o Homem sempre aproveitou as sementes de alguns dos alimentos que cultivava para no ano seguinte poder plantar novamente. Chama-se a isso Manter a Espécie, ok não sabemos se é assim que se chama, mas pelo menos é assim que lhe queremos chamar.

Antes de continuar, vamos apenas fazer uma pequena introdução de como as coisas estão hoje, no que respeita a Guardar as Sementes. Que se saiba, em Portugal ainda não sofremos do mal de leis contra guardar sementes, a não ser que usemos sementes de uma e determinada corporação que defende a “patente” de um determinado tipo de sementes! Espera, o que?!?! Yep, é isso mesmo, aparentemente hoje em dia em certo locais é proibido guardar as sementes para o ano que vem, sendo que algumas chegam até a ser modificadas geneticamente para não darem para plantar no ano seguinte…

Mais uma vez perguntamos: Onde é que vamos parar??

Fica este pequeno excerto do Filme que já aqui falei que devia ser visto por muita gente que é o Food, Inc. e onde fala realmente de um homem nos USA que a foi processado por guardar sementes:

Mas voltando a PT, por enquanto e que saibamos, ainda não há nada que nos impeça de guardar as sementes dos produtos que nascem na nossa horta, e no outro dia após um comentário de um dos nossos leitores decidimos que estava na hora de Aprendermos a Guardar as Nossas Sementes, é um facto que por enquanto vamos tendo o nosso patrocinador (Semenclasse) mas e depois? Como sempre ouvi dizer, o conhecimento não ocupa lugar, por isso vamos a isto. Ainda não temos muito para falar de como o fazer, mas sabemos que alguns produtos não é fácil, nomeadamente as alfaces. Encontrámos este pequeno site, com vídeos muito bons de como guardar sementes de alface, tomate, grão, entre outras. Deem uma olhadela que nós também já o estamos a fazer.

E mais uns links:

Depois daremos mais pormenores conforme formos guardando as sementes 🙂 e claro que não podia deixar de ser, sai mais uma categoria na secção DIY…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leave a Comment