Vermicompostagem…

Espera, o que??

Sim isso mesmo que leram vermi vem de vermes(minhocas) e compostagem, bem isso já todos sabem o que é..

A realidade é que neste momento temos 2 tipos de composto lá por casa, temos em primeiro lugar a nossa Grande Caixa de Compostagem e recentemente começamos a tentar uma nova técnica que é a de Deep Litter no galinheiro, em que são as galinhas que fazem a compostagem natural da palha, depois falaremos melhor sobre isto num outro post.

Mas como a Grande Caixa de Compostagem está quase a meio e a das galinhas não da para por restos da cozinha, decidimos tentar um novo método, que é mais rápido e pode ser feito a escala mais pequena, e claro é sempre um novo projecto para os Fanecos 🙂

Em vermicompostagem, o vermicomposto ou lombricomposto é o resultado do metabolismo e consequentes excrementos das minhocas (vermicast), ricos em nutrientes e fauna microbiana e de resíduos de matéria orgânica não decomposta considerando-se um substrato de elevada estabilidade.
O vermicomposto melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, possibilitando a melhoria das suas características, nomeadamente aumentando da sua fertilidade e consequente produtividade devido ao aumento da capacidade de retenção ou circulação de água e aumento da capacidade de retenção de nutrientes.

via Futuramb

Entretanto ja contactamos os Srs. da Futuramb que nos responderam muito rapidamente, e vamos agora proceder a montagem do Vermicompostor para mais tarde mandarmos vir as nossas minhocas trabalhadoras 😉

Para já vamos começar com um kit de 225 minhocas(450g) que conseguem “devorar” cerca de 100g a 125g de resíduos por dia. Depois logo se vê.

Para montar o compostador vamos usar caixas que deem para empilhar e fazer algo assim deste género:

E para isso vamos a procura ou no Chinês lá ao pé de casa ou ao Ikea que tem umas caixas que são perfeitas para isto e baratas 😉

Nos em principio vamos usar este DIY:

Também podem fazer Vermicompostores que nao sejam de empilhar, funciona na mesma, mas convém sempre ter furos no fundo por causa dos líquidos que vão saindo que por sinal são excelentes para depois regar os vegetais, é mais uma forma de Compost Tea.

E ficam, como sempre alguns links:

E um ou dois vídeos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Leave a Comment