A nova SFG…

Yep… é verdade, já no post Mercado…novos vegetais tínhamos mencionado que iríamos necessitar de uma nova SFG.

E teve que ser, ontem depois de termos ido comprar mais terra lá conseguimos acabar a nossa nova SFG, ou SFG2 😉

Por sorte conseguimos arranjar madeiras iguais e ficou como se fosse realmente uma gemea da SFG1, já la tem inclusive os vegetais que compramos no fim de semana plantados. Desta vez optamos por nao fazer quase nada de sementes, e tentar a sorte com coisas ja germinadas, ainda temos alguns quadrados livres, mas para ja isto é o que temos plantado:

De baixo para cima e da esquerda para a direita temos:

5, 6, 7, 8 – Couve Lombarda

  • As regras do SFG dizem que se deve plantar apenas uma couve por cada quadrado, mas como saia mais barato comprar “à duzia” arriscamos plantar duas por cada quadrado, o que pode acontecer é que tenhamos que remover uma ou outra quando elas começarem realmente a crescer.

10, 11, 12 – Broculos

  • Yep, nos gostamos de brócolos ;). Neste caso também as regras da SFG dizem que se plante apenas um pé de brócolos por cada quadrado, mas também aqui se aplica o caso de “à dúzia” era mais barato, por isso vamos arriscar também. Provavelmente a meio da época de crescimento teremos que tirar metade deste cultivo todo para outro lado, mas isso depois logo se vê.

14 – Pepinos

  • Ou “Pipinos” como estava escrito na placa no mercado e o que levou a que colocasse-mos na placa “Pipins” ideias da Faneca. :). Aqui as regras estão cumpridas, porque a regra diz que se plantam duas plantas de pepino por cada SFG, e assim fizemos.

15 – Meloa

  • Neste caso não sabemos bem as regras porque não encontramos nada sobre plantar meloas em SFG. Mas arriscámos, como as meloas não são muito grandes, meter duas plantas por quadrado.

16 – Piri Piri

  • Lá por casa picante é coisa que se come muito, por isso decidimos arriscar e comprar duas destas plantas. Ainda estamos a espera que um amigo nosso nos arranje do cultivo dele que são algo de demoníaco e estupidamente picantes, mas até la vamos experimentar com estas ;). Depois ainda vamos ter que as secar e fazer picante, por isso mais uns DIY e sabemos precisamente as pessoas certas a quem perguntar como o fazer… No que diz respeito as regras do SFG não encontramos nada sobre isto, mas também como são plantas pequenas e que crescem para cima deve correr bem.

Conclusao:

  1. Ainda ficamos com bastantes quadrados livres, em que 4 deles são para plantar feijão, entre outras coisas.
  2. Existe a possibilidade de termos misturado couves com brócolos e pepinos com meloa, mas quando começarem a nascer logo se vê.
  3. Desta vez plantamos mais de cada coisa porque já não era tanto uma experiência como a primeira SFG.
  4. Falta ainda fazer a protecção de rede por causa dos gatos, cães e afiliados.
  5. Falta acabar de instalar a rega.
  6. Fizemos um Time Lapse do como fazer uma SFG mas ainda não tivemos tempo de o processar.
  7. A corda que é usada para dividir aqui os quadrados não é definitiva e ainda hoje será substituída por uma igual a SFG1.
  8. Sensor do Arduino para meter ai ao lado.

Para já pensamos que é isto e so temos pena de não ter mais espaço para fazer mais duas ou 3 SFG 😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Trackbacks Comments
  • C. says:

    De facto, é uma óptima ideia ter ums SFG!!!
    No meu quintal, semeei cenouras e elas nunca mais crescem… Começo a desesperar porque crescem ervas daninhas e eu fico sem saber ao certo onde estão as cenouras…

  • rechena says:

    Nos plantamos cenouras a pouco tempo e ja se começaram a ver as ramas das mesmas.
    No nosso caso é “facil” saber onde estão porque como plantamos sempre dentro dos quadrados e nos sitios correctos, por isso tudo o que saia das regras, sao ervas. Se bem que andàmos enganados com uma melancia durante quase um mes que na realidade era uma erva daninha.
    O truque é nao desistir e usar boa terra.

Leave a Comment