O Nosso Painel Solar – A Base Roda.

Na continuação da construção do nosso painel solar, no post O Nosso Painel Solar – A Base mostrámos como é que tinhamos conseguido arranjar a base.

Infelizmente, apos alguma analise cuidada chegámos a conclusão que o motor que tinhamos tinha as seguintes especificações:

Stroke Length: 18″
Suggested Dish Size: 1.2 – 3.6M
Static Load: 1000lbs
Dynamic Load: 550lbs
Speed (Rated Load): 5.6mm/sec
Resolution (Reed): 48 pulse/inch
Input Voltage: 36VDC

O problema surgia mesmo na parte da voltagem uma vez que transformadores de 36V não é coisa que se arranje ai em qualquer lado e muito menos em controladores para ligar ao Arduino… mas, e felizmente, temos o nosso amigo Google e Youtube a solução viria a aparecer num canal de Youtube, um Sr em UK que usa o mesmo tipo de motores que nós e nos deu as dicas certas.

Canal Youtube: Domestic Solar and Wind turbines

Resumindo, apesar do motor ser a 36V, se o ligarmos a 12V ou 24V o mesmo funciona as mil maravilhas, so que é um pouco mais lento, mas a realidade é que se isto é para seguir o sol durante o dia, 12V até é rapido demais ;).

Ariops..tinhamos o nosso problema resolvido. Assim que chegámos a casa tivemos que experimentar e aproveitando que ja tinhamos a base la em casa, o resultado do TimeLapse foi este:

A conclusão que chegamos é que ele demora cerca de 3 minutos a ir do ponto 0% para o ponto 100% o que para nós é perfeito.

Por isso, Sras. e Srs. esta será a nossa base rotativa. É certo que ainda ha muito trabalho, mas termos o motor e a custo 0€ ja é uma grande ajuda.

Mais detalhes brevemente. Proximo passo A Caixa do Painel, estamos a aguardar preços. 😉

http://www.youtube.com/user/windysolar1#p/u/21/BKKJf8vEtuE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Trackbacks Comments
Leave a Comment