A Horta…aka SFG

No outro dia cheguei a casa e disse assim a Faneca:

R: Olha, e se fizéssemos uma horta?

F: Boa e onde?

R: Ali, naquele espaço de 1.2mX1.2mts!

F: Ein?!!?

Bem nao foi bem assim, mas foi parecido. O conceito é simples chama-se Square Foot Garden e foi inventado por um Sr Chamado Mel Barthlomew que era nada mais nada menos do que Engenheiro Civil, sim eu sei, nao tem nada a ver com agricultura, mas hei a ideia dele ate nem é má.

O conceito baseia-se em plantar dentro de um quadrado composto por 4 quadrados de 1 Foot (30cms) por 1 Foot (30cms) o que prefaz um Four Square Foot Garden, as medidas podem alterar ligeiramente, mas o importante é que consigamos chegar a todos os quadrados do meio sem ter que pisar a terra. Podem ver mais em:

Infelizmente mais uma vez esta em ingles porque nao encontrei nada em PT, alem disso o rapaz que inventou isto nao é tuga.

Depois de explicar mais ou menos o conceito à Faneca, la decidi ir a pesca de material reciclado, sim porque as madeiras tao caras, e o que nao falta prai sao tabuas velhas que com algum tratamento podem ser bem usadas para isto, é um dos conceitos, é poupar. Encontrei estas duas que com os devidos cortes no sitio certo daria 4 tabuas “perfeitas” para fazer a nossa horta:

E voila, o resultado foi este:

O fio acabou por não ser este, porque este era curto e tinha lá um de nylon branco mais indicado que acabei por substituir, mas não tirei foto. No fundo levou uma rede “anti” ervas, para que a terra que irei la colocar que é da boa, não seja invadida por ervas daninhas que venham da terra ma que esta por baixo do quadrado…confesso que alem da terra foi a parte mais cara do projecto, porque aquela gaita só se vende em rolos de 10 mts… e eu que so precisava de 1.2×1.2… enfim, ja tenho uso para o resto da rede mas isso é outro post.

Aproveitei um pouco de terra adubada que tinha lá, e agora so me faltam comprar outros 240litros de terra para encher o resto da caixa…

Venham de la o cultivo que a base ja esta pronta….

UPDATE: Os gatos vadios que por la andam acharam que esta era uma grande “WC para gatos” e foram la deixar presentes, o que me levou a pensar noutro projecto que ja esta em andamento, um espanta gatos controlado por sensor de movimento e arduinos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Trackbacks Comments
Leave a Comment